Seu nome:

Seu e-mail:

 
Barra de Guaratiba
Prainha
 

 
 


Dicas Úteis de Passeios no Rio de Janeiro

Jardim Botânico

Criado em 13 de junho de 1808 por D. João VI, príncipe regente na época, o Jardim Botânico é considerado como um dos mais importantes do mundo. Reconhecido como Museu Vivo, reúne mais de oito mil espécies vegetais. Destacam-se, entre elas, as palmeiras imperiais, o pau-brasil, o aracá amarelo, o pau mulato, os canteiros medicinais e os jardins japoneses.
Um passeio pelo parque revela, ainda, um rico patrimônio histórico e cultural, como a antiga Fábrica de Pólvora, a Casa dos Pilões, a Casa dos Cedros, o antigo portal da Academia de Belas Artes e o Solar da Imperatriz, que abriga a Escola Nacional de Botânica Tropical, a primeira no gênero na América Latina.

ORQUIDÁRIO DO JARDIM BOTÂNICO
Foi adotado pelo designer de jóias Antonio Bernardo em 1997. Desde então são realizadas duas grandes exposições anuais , preservando e aumentando o acervo permanente, que hoje reúne uma das mais signifiactivas coleções de orquídeas do Brasil. Na estufa e no ripado estão registrados 3000 exemplares de 600 espécies de plantas, dentre orquídeas ameaçadas de extinção, plantas raras pelo seu tamanho e outras pelo valor histórico, coletadas no início de século passado.

BROMELIÁRIO E CACTÁRIO
A área das bromélias reúne mais de 20 gêneros de bromélias do Brasil e do exterior, importantes para as pesquisas realizadas pelo Jardim Botânico. No local foi construído um chafariz. O cactário abriga mil plantas de 300 espécies distintas.