Seu nome:

Seu e-mail:

 
Barra de Guaratiba
Prainha
 

 
 


Dicas Úteis de Passeios no Rio de Janeiro

Guaratiba

Guaratiba significa, na língua indígena, lugar de muitas garças (pássaro ainda hoje visto em bandos).

Barra de Guaratiba é um lugar aprazível, distante 50 km do centro do Rio, está em linha reta na direção oeste a 28 km do Barra Shopping.

O Riocentro, centro de exposições, está a apenas 20 km de Barra de Guaratiba, percurso que se pode fazer em 20 minutos devido a ausência de tráfego pela Estrada dos Bendeirantes.

O lugar é conhecido nacionalmente como centro gastronômico, possui vários restaurantes rústicos na beira da estrada onde servem crustáceos, frutos do mar e deliciosas peixadas. Recebem o nome das cozinheiras, mulheres de pescadores da região, que no início da exploração desse tipo de comércio davam o nome ao local.

Situa-se em região de reserva ecológica, entre uma restinga, manguezais e mata atlântica, está cercada por praias, sendo que algumas somente possuem acesso por trilhas na montanha.

A melhor época para se visitar e conhecer Barra de Guaratiba é entre março e dezembro, quando a freqüência no lugar é menor. No verão, entre o Natal e o Carnaval, por ser praia com fácil acesso por coletivos e perto da região urbana, possui enorme fluxo de banhistas.