Seu nome:

Seu e-mail:

 
Barra de Guaratiba
Prainha
 

 
 


Dicas Úteis de Passeios no Rio de Janeiro

Parque Chico Mendes

Entre eles, o mais ecologicamente correto é o Parque Chico Mendes, no Recreio. Criado em 1989 como homenagem ao líder seringueira, o parque é o único que procura educar seus visitantes – principalmente as crianças, que ganham um cuidado todo especial. A educação ambiental é a principal preocupação do administrador, Sr. Agostinho, ex-guarda florestal do Ibama e ferrenho defensor da preservação da natureza.

Através de caminhadas nas trilhas que percorrem os 400 mil metros quadrados de área do parque, todos aprendem a respeitar a mata e os animais. Seriedade e simplicidade são as principais caracterísricas do Parque Chico Mendes. Numa sala de exposições, grandes vidros transparentes exibem exemplares de animais da região.

 

São espécies que ainda habitam o parque, como corujas-buraqueiras, gaviões- quiriquiri, gaviões-carijó, tamanduás- mirins, preás, furões, frangos-d'água, marrecas, atobás. "E agora estamos recebendo muitas espécies que vêm da Serra de Jacarepaguá, porque gostam daqui e vão ficando", explica Agostinho, mostrando um gavião que já ficou amigo das crianças.

 

Há centenas de flores no Chico Mendes, das mais simples às mais exóticas. A figueira serve de marco para encontros esotéricos.