Seu nome:

Seu e-mail:

 
 
 
 

 
 


Dicas Úteis de Passeios no Rio de Janeiro

Dicas de passeio econômico

Cercada pelos mais badalados bairros cariocas - Lagoa, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico -, a Lagoa Rodrigo de Freitas impressiona pelo pôr-do-sol e o reflexo dourado em suas águas plácidas e silenciosas, tornando-se um grande ponto de encontro. Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon, sua orla abriga parques, quadras de esportes, rinque de patinação, heliporto, pista para caminhadas e corrida, ciclovia, pedalinho e um centro gastronômico distribuído por quiosques que oferecem de comida alemã a japonesa, além de música ao vivo a partir do anoitecer.

As margens da Lagoa são algumas das mais bem equipadas áreas de entretenimento da cidade e convidam a uma caminhada, jogging ou passeios de bicicleta, que podem ser alugadas por ali. Seus 7,5 km de extensão incorporam os parques dos Patins, Taboas e Catacumba. O conjunto dos três parques oferece uma infinidade de opções esportivas e gastronômicas.
Endereço: Av. Borges de Medeiros s/nº

 

Fica às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Possui muitas atrações para as crianças e quiosques com comes & bebes. É possível alugar patins, bicicletas e miniaturas de barcos a vela.
Endereço: Av. Borges de Medeiros s/nº, Lagoa.

 

a maior ciclovia do país e passa em frente de boa parte dos cartões-postais, praias e parques da cidade. É possível aluar bicicletas na orla de Ipanema e Copacabana e na Lagoa Rodrigo de Freitas.

 

Parque da Catacumba pode ser visto como um belo museu ao ar livre dentro de uma pequena reserva ambiental. São ao todo 32 esculturas de artistas diversos que integram com harmonia a natureza do parque, ideal para caminhadas. Perto dessa mistura de artes, degusta-se grandes pratos e petiscos do mundo inteiro.
Endereço: Av. Epitácio Pessoa s/nº, Lagoa Rodrigo de Freitas

 

Localizada no coração da cidade, a poucos minutos da maior parte dos bairros do Rio, a maior floresta urbana do mundo, com cerca de 3.200 hectares, tem a grande vantagem de mesclar centenas de espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica.


A Floresta da Tijuca possui recantos e atrativos históricos que merecem ser visitados, como a Cascatinha, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão, pontos freqüentados por famílias inteiras nos fins de semana.
Endereço: Praça Afonso Viseu, Alto da Boa Vista - Tijuca. Cidade: Rio de Janeiro - RJ

 

O parque faz parte do Solar da Boa Vista, residência real e dos imperadores do Brasil de 1822 e 1889, quando foi proclamada a República. Possui uma área de 155 mil metros quadrados, ajardinada em 1869 segundo projeto do paisagista francês Auguste Glaziou.
O visitante, ao entrar pelos portões laterais, percorre a Alameda das Sapucaias, ladeada por estas árvores, e percorre o traçado romântico criado pelo paisagista, que ainda conta com lagos, grutas e recantos nos seus jardins imperiais.
Endereço: Av. Pedro II, entre as Ruas Almirante Baltazar e Dom Meinrado São Cristóvão. Cidade: Rio de Janeiro - RJ

 

Um verdadeiro santuário ecológico. Assim pode ser definido o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um dos dez mais importantes do gênero no mundo, que além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos e um deleite para aqueles que querem contemplar a natureza.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 920 (pedestres) e 1008 (veículos) - Jardim Botânico. Cidade: Rio de Janeiro - RJ
 

 

Dica de passeio turístico

É impossível imaginar uma viagem ao Rio de Janeiro sem uma visita ao Cristo Redentor. Localizado no alto do Morro do Corcovado, o monumento é a imagem brasileira mais conhecida no mundo.
Todos os anos mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país.
Pode-se subir até o alto do morro de carro, ou usar o trenzinho. Vale a pena! O trem atravessa a maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Tijuca, e a subida dura cerca de 20 minutos.

Endereço: Rua Cosme Velho, 513. Cidade: Rio de Janeiro - RJ

 

Não há como não se encantar com a vista deslumbrante do alto do Pão de Açucar. Saindo da Praia Vermelha, o passeio tem como cenário 360º de paisagens deslumbrantes da Cidade Maravilhosa, tais como: as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico "Dedo de Deus".

Duração da Viagem:
Praia Vermelha/Morro da Urca: 3 minutos.
Morro da Urca/Pão de Açúcar: 3 minutos.
Altura do Pão de Açúcar: 396 metros
Endereço: Avenida Pasteur, 520 - Urca. Cidade: Rio de Janeiro - RJ

 

Além de ser o maior estádio de futebol do mundo e cenário de grandes espetáculos esportivos, decisões e conquistas do futebol brasileiro, o Estádio Jornalista Mário Filho é também palco de todas as estrelas. Grandes espetáculos musicais foram realizados no local, com a vinda de consagrados ídolos internacionais como Frank Sinatra, Madonna, Rolling Stones, Tina Turner, Prince e Paul McCartney. Este último, entrou para o livro dos recordes em 1991, como o show de cantor solo que registrou o maior público da história daquela época. Outros marcos importantes foram a celebração da missa campal em 1980 e o Encontro com as Famílias, em 1997, presididos pelo Papa João Paulo II.
O complexo esportivo do Maracanã ocupa uma área total construída de 304.284 m² e reúne o Maracanãzinho (ginásio onde são realizadas competições esportivas e espetáculos de entretenimento), o Estádio Célio de Barros e o Parque Aquático Júlio Delamare.
Endereço: Rua Professor Eurico Rabelo, s/n. - Maracanã. Cidade: Rio de Janeiro - RJ

 

Um dos bairros mais pitorescos do Rio de Janeiro, está localizado no alto de uma colina que domina as zonas Norte e Sul e o Centro da cidade, por isso, possuindo aprazíveis mirantes. Como bairro predominantemente residencial, suas ruelas são constituídas, na maioria, por casas ajardinadas e assobradadas, contudo com muito espaço para abrigar centros culturais, ateliês e restaurantes. Seu ponto mais importante é o prédio histórico do convento de Santa Teresa.
A melhor maneira de conhecê-lo é a bordo dos bondinhos que sobem e descem suas ruas íngremes.
Endereço: Estação de Bondes - ao lado do Aqueduto da Carioca, na Rua Lélio Gama - Centro. Cidade: Rio de Janeiro - RJ

 

Dicas de passeio Cultural

Num belo conjunto arquitetônico, foi criado em 1922, no Governo de Epitácio Pessoa, esse museu que possui um acervo de valor inestimável. O Museu Histórico Nacional ocupa uma área de 18.000 m² e está instalado em três prédios distintos, de diferentes épocas: a Casa do Trem, de 1762, o Arsenal Real, de 1822, e o Anexo para os quartéis, de 1835. O lugar, outrora à beira-mar, foi planejado como ponto estratégico de defesa para a cidade.
Endereço: Praça Marechal Âncora, s/nº - Centro. Cidade: Rio de Janeiro - RJ

 

 

Inaugurado em 1958, o Museu de Arte Moderna tem localização privilegiada e muita história para contar. Com 130m de comprimento e 25m de largura, o prédio está instalado em meio a jardins no Aterro do Flamengo, junto à Baía de Guanabara e bem próximo do centro da cidade. Atualmente, o MAM possui uma coleção com cerca de 1.700 obras, entre pinturas, esculturas e gravuras de artistas brasileiros e estrangeiros, além de uma biblioteca especializada em artes e uma importante cinemateca, onde acontecem as mostras mais concorridas da cidade.
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Aterro – Centro. Cidade: Rio de Janeiro - RJ

 

 

O Mosteiro de São Bento de N.S. da Conceição surgiu aproximadamente vinte anos após a fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1565. Em 1602, a igreja passou a se chamar N.S. de Monserrat.
Este convento é comparado a um museu e representa, na sua simplicidade monástica, um dos mais belos conjuntos arquiteturais existentes no Brasil.
Endereço: Rua Dom Gerardo, 68 - Centro. Cidade: Rio de Janeiro - RJ